You are currently viewing O uso do WhatsApp a favor do seu negócio.

O uso do WhatsApp a favor do seu negócio.

Com as dificuldades enfrentadas pela pandemia da COVID-19 no que se diz respeito ao distanciamento social, as pessoas e principalmente as empresas tiveram que adaptar e realocar seus escritórios para o modo home office. Uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA) no ano de 2020, aponta que 46% das empresas no Brasil adotaram o home office

Durante este período, o uso da tecnologia e do Marketing Digital vem sendo o grande aliado de empresas para manter a proximidade entre funcionários, fornecedores e clientes. Como consequência dessa migração para a interação digital – que ocorreu não somente na vida profissional, mas também na vida pessoal dos usuários – muitas redes sociais tiveram um aumento significativo nos seus números de acessos. O uso do WhatsApp, por exemplo, cresceu 40% e em alguns países como a Espanha, o aumento foi de 71%, segundo dados da consultoria britânica Kantar.

Com a facilidade de enviar informações, links, arquivos, efetuar chamadas individuais ou em grupo e em alguns países existir a possibilidade de pagamento pelo aplicativo, a rede social tem sido uma grande aliada nas estratégias B2B e B2C. Alguns pontos importantes podem ser listados, com o intuito de otimizar o uso da rede social e incluí-la no seu dia a dia de forma positiva:

1 – Trace um Business Plan

Assim como em toda ação de marketing ou vendas, é necessário um planejamento no uso do WhatsApp. Busque alternativas para atingir seus clientes de forma que não se torne algo monótono ou perturbador. É importante estar sempre atento às mudanças do mercado, do comportamento dos clientes, mas principalmente das variáveis que podem atingir o seu negócio. Lembre-se de mapear suas estratégias, entender quem é o cliente a ser atingido e de que forma será possível abordá-lo. Saber onde está pisando e com quem está lidando, é uma das melhores ferramentas de trabalho que uma empresa pode ter, bem como, saber utilizar todas essas informações através da tecnologia. 

2- Divulgação é necessária

Saiba utilizar por exemplo, a ferramenta de Lista de Transmissão a favor do negócio, medindo a necessidade de utilizá-la sem que o destinatário se sinta incomodado. A mesma ferramenta, pode ser utilizada em uma ação de marketing, compartilhando em massa alguma iniciativa da companhia ou o incentivo dos sonhos para que o cliente final entenda que aquela é a oportunidade para ele. Divulgue promoções de frete, oportunidades de desconto na negociação da carga, um lote adicional para embarque imediato, informações externas que influenciam direta ou indiretamente nas suas tratativas. Make it happen!!!

3- O atendimento ao cliente

Da mesma forma que os clientes podem ser capturados através do WhatsApp, é possível sim fazer a manutenção desses clientes pelo aplicativo. Esse é o momento de personalizar a sementinha plantada inicialmente no momento da divulgação. Cada dia mais, empresas e pessoas têm optado pagar mais por um serviço personalizado de qualidade. Faça um acompanhamento próximo, saiba entender as dificuldades do cliente e apresente soluções reais sem esquecer do mais importante: não fuja dos problemas, resolva-os. Através do aplicativo, é possível criar fluxos de comunicação com o cliente e utilizar a inteligência artificial para direcionar os assuntos e dar maior agilidade no retorno e na solução. Os pontinhos pelo pronto retorno, serão seus.

4- Colha feedback

Saber onde está pisando é bom, mas saber onde pisou certo e o qual caminho seguir para evitar erros novos ou recorrentes é muito melhor. Busque entender quais foram as dificuldades do seu cliente, o que você errou e sem dúvidas quais foram os seus acertos. Agarre esses acertos com força, e torne-os rotina para todos os seus clientes. Um elogio de um cliente importante ou até mesmo uma indicação a outros clientes, vale muito!

Facilmente qualquer empresa será lembrada pelos seus erros, então aprenda a multiplicar os acertos com o feedback recebido. O WhatsApp pode ser sim porta de entrada para uma relação estreita entre clientes e empresas, lembre-se de sempre estar por perto e manter-se ativo, afinal quem não é visto não é lembrado, não é mesmo?

 

Leave a Reply

14 − 2 =