O Atendimento ao cliente é um dos pilares de qualquer empresa. É através dele que surge a confiança, a conexão e a comunicação assertiva entre contratado e contratante. Infelizmente, com a pandemia do novo Coronavírus, algumas mudanças precisaram acontecer, exigindo medidas até então nunca tomadas pelas empresas em relação aos seus clientes.
Neste momento delicado, é necessário saber agir para não prejudicar nossos negócios, e principalmente a qualidade de vida dos nossos colaboradores. São vários os desafios para que o atendimento ao cliente neste período se mantenha com qualidade, afinal, as relações presenciais, como visitas, reuniões e almoços de negócios, precisaram ser substituídas pelo contato remoto, seja por vídeo chamadas ou ligações.
O que acontece, é que muitas empresas não estavam e ainda não estão preparadas para este momento, impactando diretamente no sucesso das mesmas. Não há como negar, nós tivemos que nos reinventar e nos adaptar à nova realidade. Além dos aplicativos de mensagens já habituais, agora usamos ainda mais nossos telefones para contato direto, sempre com muito cuidado para não sermos um incômodo na rotina dos nossos clientes.
Além disso, tivemos que reestruturar alguns processos internos, aderindo ao modelo Home Office. O formato tem se mostrado uma solução eficaz para manter os negócios funcionando, mas lembrando que para o atendimento ao cliente continuar sendo eficaz, não adianta apenas enviar o time para casa e exigir os mesmos resultados do presencial. É preciso que o time todo esteja alinhado sobre o propósito de atender bem, de forma resolutiva e muito disposta.
A solução do Home Office pode fazer com que as empresas no geral se percam na gestão de processos e das pessoas, deixando o cliente de mãos atadas. É preciso encontrar um equilíbrio para que mesmo de casa, continuamos prestando o melhor serviço, seja ele nas operações ou nas vendas. No geral, é preciso oferecer todo o suporte necessário, sair da zona de conforto e buscar alternativas para que o cliente se mantenha na casa e confiando na empresa.
O atendimento, na minha opinião, tem que ser full time na medida do possível. Para manter o cliente satisfeito precisamos ser flexíveis, adaptando nossas rotinas com as suas necessidades. Hoje, mais do que nunca, o atendimento ao cliente precisa estar no topo da cadeia da empresa, já que com a pandemia diversos setores foram afetados e a situação econômica como um todo continua instável.
Com um atendimento exclusivo, próximo e humano, conseguimos oferecer alternativas ao nosso cliente e sermos transparentes quanto as demandas e peculiaridades de cada operação. Só assim, é possível adquirir sua confiança e mostrar que mesmo em tempos sombrios somos capazes de oferecer um serviço único e que se mantém de pé, fazendo-o lembrar positivamente da nossa empresa.
Se seguirmos pensando sempre no atendimento ao cliente como prioridade e proporcionando apoio e qualidade de vida aos nossos colaboradores, os fechamentos só aumentarão, e consequentemente a empresa crescerá como nunca. Ou seja, em tempos de pandemia o atendimento precisa ser ainda melhor. Os obstáculos sempre estarão pelo caminho, mas depende de cada um de nós contorna-los da melhor forma possível, incentivando nosso time a irem para o mesmo lado.