Você está visualizando atualmente Comunicação: você utiliza bem essa ferramenta?

Comunicação: você utiliza bem essa ferramenta?

  • Categoria do post:Atendimento

Há tempos venho me cobrando para falar sobre um assunto que me fascina e ao mesmo tempo me intriga muito: a comunicação.

A comunicação é uma ferramenta básica e importante da espécie humana, e que ainda hoje é extremamente subestimada e desvalorizada por uma parcela enorme da população.

O que me fez escrever esse texto para meu pequeno nicho de pessoas, foi um livro que se chama “Preciso saber se estou indo bem” do autor Richard Williams, indicado pela minha amiga, consultora e psicóloga, Marilena Dalmagro. Este livro me fez refletir ainda mais sobre o assunto e o quanto, mesmo sendo apaixonado pelo tema, estou deficiente em me comunicar melhor.

Mesmo estudando, tomando cuidado e sabendo da importância da comunicação no nosso dia a dia, por diversos motivos, não conseguimos aplicar a comunicação perfeita, seja em casa, com amigos ou no trabalho.

Stephen Hawking disse: “A maior dificuldade em atingir os resultados, não se trata de problemas em estratégia, mas sim na comunicação entre as partes.”. Nos dias de hoje vemos essa frase fazer sentido na prática, pois, em plena geração Alpha, estamos presenciando uma guerra que jamais o mundo imaginaria ver.

Afim de poder contribuir com o tema, trago dicas básicas, que talvez até sejam clichês, mas que podem ser utilizadas para melhorar muito a nossa rotina:

  1. De forma objetiva e simples, seja direto e claro. Quanto mais rodeio, mais fácil se perder na linha de pensamento;
  2. Se certifique se a outra parte está compreendendo;
  3. Seja natural, afinal, as pessoas vão identificar sua “capa”;
  4. Prepare-se e não decore o que vai falar. Entenda sobre a pauta, e caso não saiba, não sinta vergonha em falar que você desconhece do tema;
  5. Fique atento aos sinais de linguagem corporal, afinal, todos nós também nos comunicamos com o corpo, expressão facial e postura;
  6. Saiba utilizar o vocabulário de forma rica e simples;
  7. Tenha empatia para conseguir colocar os seus pensamentos de acordo com cada ocasião e pessoa;
  8. Aceite os feedbacks. Limpe a cabeça e aceite as opiniões a seu respeito ou a respeito da discussão.

Por fim, o fato do homem ser racional já é uma dádiva da natureza, e ainda conseguir expressar esse pensamento racional para outro ser, é fenomenal!

Um abraço,

Gledson.

Autor: Gledson Santos – Gerente comercial na NSL Brasil.

Deixe um comentário

treze + quinze =